“Incansável testemunhador de Cristo”, diz Bento XVI sobre João Paulo II quatro anos depois de sua morte

Cidade do Vaticano (Sexta, 03-04-2009, Gaudium Press) “Um ardoroso e incansável testemunhador de Cristo que conseguia passar uma forte carga de esperança”. Bento XVI lembrou, assim, na tarde de ontem, durante a Santa Missa na Basílica Vaticana, João Paulo II, no quarto aniversário da sua morte. “A sua lembrança continua viva no coração das pessoas, como demonstra a ininterrupta peregrinação de fiéis à sua tumba, na Gruta Vaticana”.

Em preparação para Jornada Mundial da Juventude, no próximo domingo, com o tema “Pusemos nossa esperança no Deus Vivo”, estavam presentes jovens romanos e de outras partes do mundo. O Papa pediu-lhes que se tornassem um “oásis de esperança para a sociedade contemporânea”.

“Uma exortação para se tornar pequenas nascentes de esperança no mundo e não fazer da esperança cristã uma ideologia, ou slogan de um grupo”, explicou Bento XVI aos jovens presentes na capela papal para a missa do pontífice João Paulo II. “Somente vivendo de Cristo e em Cristo é possível propagar a chama daquele amor que Jesus acendeu sobre a terra, levar alta a chama da fé e da esperança”, prosseguiu o Papa.

Bento XVI recorda como seu antecessor, ainda jovem, se mostrou ardoroso e um “incansável defensor de Cristo …pois ele não hesitou em gastar toda sua energia a fim de difundir em toda parte a luz, não aceitou deixar de lado o compromisso quando se tratava de proclamar e defender a sua Verdade”.

O Santo Padre também constatou como a experiência espiritual de João Paulo II mostra que “Deus recebe o empenho, sincero e generoso, de quem, na dificuldade, escolhe testemunhar o Evangelho. Basta pensar nos muitos filhos e filhas geradas na fé no seu longo pontificado”, concluiu.

Ao final da celebração, Bento XVI voltou-se em oração na tumba do seu predecessor.

Deixe uma resposta