Após suposta aprovação de virtudes heroicas, imprensa volta a especular sobre data de beatificação de João Paulo II

Publicado 2009/11/18
Autor: Gaudium Press
Secção: Mundo

Cidade do Vaticano (Quarta, 18-11-2009, Gaudium Press) Há cerca de um mês vaticanistas italianos vêm conjecturando sobre a provável data de beatificação de João Paulo II. Ontem, o tema voltou à tona com novas especulações publicadas por três jornalistas: Andrea Tornielli no “Il Giornale”, Franca Giansoldati do “Il Messaggero” e Marco Tosati, do “La Stampa”. Eles sugerem que as virtudes heroicas de João Paulo II – primeiro passo para que seja beatificado – estariam para ser confirmadas.

Em seu trâmite atual, a causa wojtyliana ainda precisa passar por duas etapas importantes: um decreto sobre as virtudes heroicas e a certificação de um milagre. Somente após essas fases e com uma assinatura do Papa Bento XVI a data poderá, então, ser definida.

“Os purpurados e os bispos se reuniram na manhã de ontem para discutir a “Positio” (documentação do caso com mais de duas mil páginas), e a reunião se concluiu positivamente”, escreveu Marco Tosati. O próximo passo é a votação dos teólogos, seguida de análise do Papa, que deverá proclamar o caráter heróico das virtudes de João Paulo II e declará-lo “venerável”.

Após a promulgação oficial do decreto pontifício, é preciso completar o processo sobre o milagre atribuído a João Paulo II, a cura de uma freira francesa do Mal de Parkinson. Para isso, primeiramente é necessária uma consulta médica da Congregação para a Causa dos Santos para que especialistas confirmem que a cura é inexplicável do ponto de vista clínico. Dos médicos, o caso irá para a comissão dos teólogos, que deverão então debater se a intercessão foi somente de João Paulo II. Por fim, os cardeais dão suas assinaturas à certificação do milagre. Para levar o Papa Wojtyla aos altares ficaria bastando, assim, apenas a confirmação do Santo Padre.

Por questões técnicas do processo, não é provável que até a meados do ano que vem João Paulo II seja beatificado. Alguns vaticanistas, no entanto, especulavam inclusive sobre abril, por conta do 5º aniversário da morte do pontífice polonês.

Franca Giansoldati, por sua vez, cita em seu artigo o cardeal polonês Zenon Grocholewski, prefeito da Congregação para a Educação Católica e amigo pessoal de Karol Wojtyla. Segundo a jornalista, o cardeal lhe teria dito antes de partir para uma conferência em Berlim que “o próximo ano é o ano bom”. Cardeal Dziwisz, atual arcebispo de Cracóvia e ex-secretário pessoal de João Paulo II, é mais reservado. Sobre sua conversa com o Papa Bento XVI durante a viagem à Praga, disse apenas que “aquilo que [o Papa] me disse está guardado no coração”.

A própria Congregação não quer comentar ou confirmar nenhuma notícia. Tudo se desenvolve em segredo, a portas fechadas. Em meados de dezembro, o Papa, como em todo ano, deverá assinar os decretos das virtudes heroicas de diversos candidatos a beatos, não apenas no que diz respeito à causa do Papa João Paulo II. Mas também é provável que serão promulgados separadamente.

 

Deixe uma resposta